Avançar para o conteúdo principal

Novo Ano Chinês - 春节 Ano do Dragão


Olá Wingchunianos! 

     Bom Ano a todos. Estive este mês em Barcelona celebrando o Novo Ano Chinês. Que maravilhoso foi estar com a familia do Kung Fu. Entre treinos, comida e música foi sobretudo bom estar com amigos espanhóis e o meu mestre Santi Pascual . Este Ano fizemos uma apresentação frente ao restaurante Rio Azul no centro de Barcelona.

Os festejos do Novo Ano Chinês são repletos de cor e tradição. Tivemos a Dança do Leão que tem como objetivo "exorcizar" todas as coisas más que aconteceram no ano anterior .





















Eu com o meu amigo Lio Monk e alguns  alunos
     O envelope vermelho (hong bao 红包) , ou Lai Si como se diz em Foshan (sul da China)que é de onde o Wing Chun é originário(nessa região fala-se cantonês).É normal vermos os avós oferecem este envelope aos netos como se faz por cá na Páscoa. Contém algum dinheiro e é um gesto de reconhecimento que aquela pessoa faz parte da nossa vida. O envelope é oferecido segurando com ambas as mãos e deve conter notas novas!
                  






    Outra componente foi a Comida o meu Sifu Santi Pascoal costuma dizer que a Medicina Tracional Chinesa, as artes marciais e a Comida andam sempre juntas. Quem gosta de filmes de artes marciais chinesas sabe do que estou a falar. A comida é muito variada e deliciosa, tais como, as Guiozas, massa chinesa, legumes, muita fruta, rolinhos de Primavera, simplesmente o relato para o palato.







    Para além de tudo isto tivemos demostrações de WING CHUN, eu e o Sifu Lio participamos numa apresentação com a Chum Kiu (Vejam lá se descobrem onde estou!HE HE HE) antes da deliciosa jantarada.

Já me ia esquecendo que tivemos um momento musical de "encher a alma" com o grande guitarrista de flamengo Paco Garfia  e o seu aluno Jesus. Foi simplesmente divinal.




    Malta desejo-vos um excelente Ano do Dragão!

Até breve guerreiros do Wing Chun



Francisco Silva


















                     

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cheung Kiu Fat Lik o que significa este conceito?

           No Wing Chun não devemos recolher um membro antes de o usarmos para atacar primeiro, em vez disso, atacamos da posição onde este se encontra e, atacamos com a máxima força possível.         Usando o conceito Cheung Kiu Fat Lik, se falharmos o alvo seja por que motivo for, temos que ter a capacidade de voltar a usar esse mesmo membro quer seja para atacar ou defender.       Este conceito aparece nalgumas formas do sistema a titulo de exemplo temos na 1ª sessão do Jong temos este conceito bem demonstrado quando puxamos o Jong depois de atacar e, na Biu Ji após o Biu Sau fazemos o Wang Jeung sem retrair o braço. Bons treinos guerreiros Francisco Silva

Porque é que devo experimentar o Wing Chun Kung Fu?

A minha pergunta de hoje é: Porque é que devo experimentar o wing chun? Bom, eu sou suspeito (como é óbvio!!!) mas consigo enumerar alguns motivos pelos quais prático Wing Chun. Não vou enumera-los por ordem de importância mas:  Serve para te defenderes pois, centra-se no ensino de técnicas práticas e efetivas para enfrentar situações de combate real. Para tal aprendes a conhecer o teu corpo de forma a poderes utiliza-lo de eficazmente contra adversários com maior força física Desenvolve a concentração e a disciplina mental pois, a arte em si tem exercícios como o "Chi Sao" que ensina os aluno a manter a calma e a concentração em situações de alta pressão. O que também pode ajudar a melhorar a produtividade no trabalho e a gerir o stress laboral. Desenvolve-se a resiliência para enfrentar os pequenos obstaculos do dia-a-dia. Melhora a saúde e a condição física dado que, trabalha o corpo, melhorando a força, a flexibilidade e a resistência cardiovascular . Foca-se também a res

Liu Siu Dai Da- o que é?

     -Se pensarmos um pouco sobre competência  o nível mais básico da luta é defender e depois atacar, o nível seguinte é ser capaz de atacar e defender ao mesmo tempo com as duas mãos, e por fim a "cereja no topo do bolo" e o mais difícil de adquirir será de defender com um ataque. Quando consegues isto consegues economizar tempo e movimento, por consequência poupas também energia, ou seja, o objetivo principal será atacar e não bloquear e depois atacar.  Liu Siu Dai Da refere-se então a atacar e defender em simultâneo, para adquirirmos isso treinamos o corpo todo através de exercícios de movimentação e de coordenação de braços e, braços e pernas. A ideia é intercetar o ataque do outro com o nosso próprio ataque( talvez tenha sido este conceito que deu o nome ao sistema do tio Bruce😉). Bons treinos guerreiros Francisco Silva